QUE É SER UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

QUE É SER UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

Por Helenilson Costa

Ser profissional de Educação Física é ser líder, companheiro, amigo, é estar apto a ouvir e a falar, a dar motivação quando não se tem… E ser líder, é ser um formador de opiniões.

E ter ética, respeitar o companheiro de profissão que esteja em outra área, pois ninguém é melhor do que ninguém. Em tempos de violência, agressividade, falta de coletividade, respeito ao próximo, o profissional de Educação física, surge como uma espécie de “luz no final do túnel”.

Através do nosso trabalho temos o poder nas mãos de conseguir reverter situações das mais adversas. Principalmente em ambientes (comunidades carentes), onde violência, tráfico de drogas, etc. imperam.

O bom profissional de educação física é aquele que sabe superar seus limites, que tem humildade suficiente para reconhecer suas limitações e principalmente de seus próprios alunos. Ser um bom observador e conseguir traçar estratégias para que o processo de ensino aprendizagem se torne adequado e motivante.

A troca de informações e experiências deve ser constante. Pesquisar se torna necessário para o resto de nossas vidas, buscar o conhecimento incessantemente. Saber dizer “não sei” pode muitas das vezes ser difícil, mas é melhor dar uma informação correta do que tentar forjar respostas rápidas e nada objetivas, e com isso cair no descrédito por parte dos alunos. Somente assim, poderemos fortalecer ainda mais o conceito de nossa maravilhosa profissão.

Para ser profissional de Educação Física tem que se ter “dom” agradeço a Deus por ter me concedido o mesmo! E poder de alguma forma contribuir para a vida das pessoas através da Educação Física.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *